HOME > Mundo

Lula quer elevar comércio com o Vietnã a US$ 15 bi até 2030

Encontro entre presidente brasileiro e premiê Pham Minh Chinh fortalece laços econômicos

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh (Foto: @ricardostuckert)

247 – Após reunião com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, neste domingo (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o fortalecimento das relações bilaterais e a ambição de ampliar o comércio entre os dois países.

Em publicação na rede social X, Lula ressaltou que o diálogo com o governo vietnamita tem sido constante e produtivo nos últimos anos. “Ao longo dos últimos dois anos, já tivemos uma sequência de encontros, um sinal da seriedade do compromisso brasileiro de fortalecer nossa relação bilateral”, escreveu.

O petista ressaltou também o avanço na abertura do mercado vietnamita para produtos brasileiros e anunciou a meta de elevar o intercâmbio econômico entre os dois países, aumentando o fluxo comercial bilateral para 15 bilhões de dólares até 2030. “O primeiro-ministro Chinh reiterou o interesse em estreitar a relação com o Mercosul, e eu expressei nossa disposição para negociar o Acordo-Quadro de Cooperação Econômica com o Vietnã até o fim de nossa presidência no bloco”, continuou Lula.

Durante o encontro, os dois líderes também discutiram a agenda ambiental e a cooperação internacional em temas climáticos. Lula enfatizou o papel do Vietnã na COP30, que será realizada em Belém (PA).

“Falei da importância da participação vietnamita de alto nível na COP30, para que possamos trabalhar juntos em favor da ampliação do financiamento climático e do estabelecimento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre”, afirmou. “O primeiro-ministro Chinh declarou que o Vietnã apoiará as iniciativas propostas pelo Brasil, assim como tem respaldado o engajamento brasileiro na reforma das instituições multilaterais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU.”

Artigos Relacionados