Macron apela por “eliminar” o Hamas diante da resistência do grupo e crise em Israel
Pedido feito à Autoridade Palestina surge em meio a negociações de paz
247 - O presidente da França, Emmanuel Macron, fez um apelo ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, durante uma conversa telefônica na segunda-feira (14), para que desarme e "elimine" o movimento militante Hamas, além de promover uma "reforma" na Autoridade Palestina.
Apesar dos apelos do presidente francês, o Hamas tem ampliado sua força após a retomada dos combates, enquanto Israel sofre diante da escassez de soldados e do aumento da pressão interna pelo fim da guerra. Os ataques de Israel contra Gaza, que já mataram mais de 50 mil pessoas, destruíram apenas um quarto da rede de túneis e das capacidades de defesa do movimento de resistência que governa a Faixa de Gaza.
Macron acredita que essas medidas criariam as condições necessárias para avançar na "resolução política do conflito" com Israel, com base na "solução de dois Estados", antes de uma conferência de paz sobre a Faixa de Gaza, prevista para junho, de acordo com a agência RIA Novosti.
Em aliança com Macron, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, dobra a aposta na continuação do conflito. No entanto, o Hamas prioriza o caminho da paz e afirma que ainda está analisando a proposta de paz para a guerra de Israel contra a Faixa de Gaza recebida de mediadores.
O Hamas apresentará sua resposta após concluir as consultas internas e afirmou que rejeita qualquer acordo de cessar-fogo que não leve a uma cessação permanente da guerra genocida de Israel contra Gaza.
Em janeiro, Israel e Hamas chegaram a um acordo de três fases envolvendo cessar-fogo e libertação de reféns. No entanto, as negociações da segunda fase estão estagnadas desde que a primeira, com duração de seis semanas, expirou em 1º de março. Em meio ao impasse, Israel retomou os ataques a Gaza no dia 18 de março. (Com agências).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: