Moscou apela à criação de estratégia coletiva para resolver o conflito palestino-israelense
É impossível congelar o conflito no estágio de baixa intensidade, enfatizou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov
(Sputnik) - O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, anunciou neste sábado (21) a necessidade de começar urgentemente a concordar com uma estratégia de ação coletiva para abordar o conflito palestino-israelense.
"Juntamente com a resolução das tarefas urgentes de encerrar a atual espiral de violência, há uma necessidade urgente de começar a concordar com uma estratégia de ação coletiva para uma solução política do conflito, que tem sido promovida no passado por um quarteto de mediadores internacionais composto pela Rússia, Estados Unidos, União Europeia e as Nações Unidas", foi citado Bogdanov pelo Ministério das Relações Exteriores russo ao falar na Cúpula do Cairo pela Paz.
É impossível congelar o conflito no estágio de baixa intensidade, enfatizou o alto diplomata russo.
"As partes devem romper o círculo vicioso da violência, abandonar medidas unilaterais, incluindo a tomada de assentamentos dos territórios palestinos e a minação do status dos locais sagrados de Jerusalém", acrescentou.
A Rússia está agora fazendo esforços intensivos para desescalar a situação na zona de conflito palestino-israelense, disse Bogdanov.
Em 7 de outubro, o Hamas lançou um surpreendente ataque de grande escala com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza e violou a fronteira, matando e sequestrando pessoas nas comunidades israelenses vizinhas. Israel lançou ataques retaliatórios e ordenou um bloqueio completo da Faixa de Gaza, lar de mais de 2 milhões de pessoas, cortando o fornecimento de água, comida e combustível. A escalada do conflito resultou em milhares de pessoas mortas e feridas de ambos os lados.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: