HOME > Mundo

Rússia e Estados Unidos avançam na reconstrução de relações diplomáticas, diz porta-voz do Kremlin

Dmitry Peskov afirma que o processo é complexo, mas já há progresso significativo com diálogo entre chancelerias e serviços de inteligência

Dmitry Peskov (Foto: Sputnik / Mikhail Metzel / Kremlin via Reuters)
Redação Brasil 247 avatar
Conteúdo postado por:

247 – A reaproximação diplomática entre a Rússia e os Estados Unidos está avançando de forma positiva, afirmou neste sábado (13) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista ao apresentador de televisão russo Pavel Zarubin. A informação foi divulgada pela agência estatal TASS.

"Na verdade, tudo está avançando muito bem", declarou Peskov. Segundo ele, reconstruir as relações praticamente do zero é uma tarefa extremamente difícil. "Exige esforços diplomáticos e de outras naturezas bastante intensos", acrescentou.

Reconstrução exige confiança mútua

O porta-voz ressaltou que o caminho para restaurar os laços entre Moscou e Washington é feito de pequenos passos, com o objetivo de recriar um ambiente de confiança mútua — ainda que mínima — e consolidá-la gradualmente. "Todo o processo consiste em pequenos passos para recriar uma atmosfera de pelo menos mínima confiança mútua, e para fortalecer essa confiança", explicou.

Peskov destacou ainda que esses esforços estão sendo conduzidos por meio de canais oficiais e confidenciais. "É isso que está sendo feito agora [...] pelos serviços especiais. Está havendo comunicação entre o Ministério das Relações Exteriores e o Departamento de Estado", revelou.

Diplomacia em camadas e com nuances

De acordo com o porta-voz do Kremlin, o diálogo em curso envolve diversas camadas e detalhes complexos. "As conversas entre Rússia e Estados Unidos têm muitas ‘nuances’, principalmente relacionadas à retomada das operações normais de suas missões diplomáticas", disse ele.

O sinal de descongelamento nas relações ocorre após anos de tensão agravada por sanções, expulsões de diplomatas e divergências em diversos cenários internacionais. Com o início do segundo mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, há uma nova tentativa de recompor os canais diplomáticos entre as duas potências nucleares.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...