HOME > Mundo

Suíça apoia proposta de Brasil e China para resolver a guerra da Ucrânia

País europeu pariticipou da reunião de 17 países na ONU liderada por Celso Amorim e Wang Yi

Bandeira da Suíça (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O Ministério das Relações Exteriores da Suíça manifestou apoio ao plano de paz liderado pelo Brasil e pela China para encerrar a guerra Ucrânia-Rússia, afirmando no sábado (28) que sua visão sobre esses esforços mudou significativamente, uma posição que Kiev considerou decepcionante e ilógica.

A Suíça participou da reunião de 17 nações na sexta-feira, paralelamente à Assembleia Geral da ONU, presidida pelo assessor de política externa do presidente Lula, Celso Amorim, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

"Participamos dessa reunião como observadores e apoiamos essa dinâmica", disse Nicolas Bideau, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, à agência Reuters.

Bideau afirmou que a visão da Suíça sobre o plano brasileiro e chinês, inicialmente emitido em maio, mudou desde que foi acrescentada uma referência à Carta da ONU .

"Para nós, isso se traduz em uma mudança significativa em nossa visão dessas iniciativas", disse Bideau. "Um esforço diplomático concreto organizado pelo grupo sino-brasileiro pode ser de interesse para nós". 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados