CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Teerã revela mais detalhes sobre o acidente de Ebrahim Raisi

Helicóptero que transportava o presidente do Irã e vários outros oficiais caiu no domingo, matando todos a bordo

Imagem Thumbnail
Destroços do helicóptero do presidente iraniano Ebrahim Raisi no local do acidente em uma montanha na área de Varzaghan, noroeste do Irã, 20 de maio de 2024 (Foto: Stringer/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - O helicóptero que transportava Ebrahim Raisi, presidente do Irã, desapareceu quando seu comboio de aeronaves encontrou um banco de nuvens, informou a agência de notícias IRNA na noite desta terça-feira (21), citando o chefe de gabinete do presidente falecido, Gholam-Hossein Esmaili, que estava viajando em uma das aeronaves da comitiva.

Segundo Esmaili, as condições meteorológicas inicialmente eram normais, mas 45 minutos após o início do voo, o piloto da aeronave de Raisi disse que aumentaria a altitude para evitar uma nuvem e ordenou que os dois helicópteros acompanhantes fizessem o mesmo. Assim que começaram a ganhar altitude, os dois outros helicópteros perderam de vista a aeronave de Raisi, que estava voando no meio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Após 30 segundos de voo sobre as nuvens, nosso piloto percebeu que o helicóptero no meio havia desaparecido," afirmou Esmaili, acrescentando que sua aeronave voltou e circulou a área várias vezes em busca do helicóptero de Raisi. No entanto, foi forçada a abandonar as tentativas de busca devido à pouca visibilidade, pousando pouco depois em uma mina de cobre nas proximidades.

De acordo com Esmaili, ele fez várias tentativas de contato com a aeronave de Raisi através de dispositivos de rádio e conseguiu alcançar Mohammad Ali Ale-Hashem, um imã do Azerbaijão Oriental que acompanhava o presidente. Ale-Hashem conseguiu transmitir que o helicóptero do presidente havia caído em um vale.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Quando encontramos o local do acidente, as condições dos corpos indicavam que o aiatolá Raisi e outros companheiros haviam morrido instantaneamente, mas Ale-Hashem... após várias horas," disse Esmaili.

Raisi e sua comitiva estavam retornando de uma reunião com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, após os dois líderes inaugurarem um grande projeto de barragem na fronteira entre os dois Estados. O helicóptero em que Raisi viajava caiu na província montanhosa do Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã. Após mais de dez horas de busca, dificultada pela neblina e pela chuva, o presidente e mais sete oficiais foram encontrados e confirmados mortos. A IRNA relatou anteriormente que o helicóptero de Raisi caiu devido a uma "falha técnica," mas uma declaração oficial sobre a causa do incidente ainda não foi divulgada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, declarou cinco dias de luto no país pelas vítimas do acidente. O primeiro vice-presidente iraniano, Mohammad Mokhber, agora atua como presidente interino, enquanto uma eleição antecipada está marcada para 28 de junho.

Milhares de iranianos marcharam por Teerã na terça-feira como parte do cortejo fúnebre de Raisi. O funeral está previsto para ocorrer mais tarde na quarta-feira. O corpo será então levado para Mashhad, cidade natal do falecido presidente no nordeste do Irã, onde será enterrado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO