HOME > Negócios

Petrobras envia dados ao Ibama para perfurar novos poços na Margem Equatorial

Estatal busca autorização ambiental para ampliar exploração no bloco FZA-M-59 após retomada das operações

Sonda de perfuração ODN II na Margem Equatorial (Foto: Divulgação / Foresea)

247 - A Petrobras encaminhou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) as informações exigidas para avançar no processo de autorização para perfuração de três novos poços no bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial brasileira. A iniciativa integra uma campanha exploratória já em curso na região.

Segundo a companhia, os três poços já estavam contemplados no escopo original do licenciamento do bloco. Em nota, a estatal afirmou: “Esses três poços já estavam no escopo do licenciamento do bloco FZA-M-59”.

As atividades no bloco tiveram início em outubro do ano passado, com a perfuração do poço de Morpho. No entanto, a operação foi interrompida na sexta-feira (4), após o registro de vazamento de um fluido biodegradável na área da Margem Equatorial. Após a adoção de medidas corretivas, os trabalhos foram retomados em meados de março.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que o cronograma sofreu impacto em razão da interrupção. A expectativa é que a exploração do poço de Morpho seja concluída em meados de junho, cerca de um mês e meio após o prazo inicialmente previsto.

O envio das informações ao Ibama representa mais uma etapa do processo de licenciamento ambiental necessário para a continuidade e expansão das atividades exploratórias na Margem Equatorial.

Artigos Relacionados