Barbalho aponta economia e segurança como temas centrais das eleições de 2026
Governador do Pará afirma que foca na gestão estadual e na COP30, mas é nome forte do MDB para o Senado
247 - O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou, em entrevista ao Metrópoles, na última quarta-feira (12), que ainda considera cedo para discussões sobre as eleições de 2026. Segundo ele, a preocupação do brasileiro no momento está voltada para questões cotidianas, como o preço dos alimentos e as condições de vida. Apesar disso, Barbalho avaliou que a economia e a segurança pública serão temas centrais no próximo pleito, embora com pesos diferentes conforme a região do país.
"Eu entendo que existem quadras distintas. É natural que a eleição nacional possa ter a economia como ponto central, e as eleições estaduais tenham na agenda da segurança pública um maior protagonismo. Mas hoje há uma conexão pelo acesso à informação, de que as agendas ultrapassam seus limites territoriais, o que acaba gerando, naturalmente, uma discussão mais nacional sobre temas que eventualmente possam ser locais", analisou o governador.
Quanto ao seu futuro político, Barbalho revelou que o MDB o considera um dos principais nomes do partido para disputar uma vaga no Senado.
"Há por parte do meu partido a sinalização de que eu deva ser candidato ao Senado da República. Mas a minha energia está focada, e até o último dia de minha gestão, em poder retribuir a confiança do povo paraense", destacou. No segundo mandato, o governador não pode concorrer à reeleição.
Barbalho também discutiu a preparação de Belém para sediar a COP30, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo central promover esforços globais para mitigar os impactos da crise climática.
A COP30 será guiada pelo Acordo de Paris, compromisso internacional que estabelece metas para limitar o aquecimento global a 2°C, preferencialmente 1,5°C, acima dos níveis pré-industriais. O evento é considerado estratégico para o Brasil, especialmente para a Amazônia, devido ao seu papel essencial no combate às mudanças climáticas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: