HOME > Poder

Dilma: “vitória de Biden é um alento para quem luta contra a extrema direita”

Ex-presidente também diz ser “um fato relevante a eleição da primeira mulher negra, Kamala Harris, para a vice-presidência dos Estados Unidos”

Dilma Rousseff (Foto: Ederson Casartelli/Brasil 247)

247 - A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) celebrou, com uma postagem no Twitter, a vitória do democrata Joe Biden e da vice Kamala Harris para a presidência dos Estados Unidos.

“A vitória de Biden é uma vitória do povo americano, e representa um alento para aqueles, no mundo, que lutam contra a extrema-direita, a intolerância e o ódio”, postou a ex-presidente.

Dilma também diz ser “um fato  relevante a eleição da primeira mulher negra, Kamala Harris, para a vice-presidência dos Estados Unidos”.

Antes, o ex-presidente Lula (PT) também havia cumprimentado Biden. “O mundo respira aliviado com a vitória de Biden. Neste momento tão importante em que o povo norte-americano se manifestou contra o trumpismo e tudo o que ele representa, de rejeição de valores humanos, ódio, abandono da vida e agressões contra nossa querida América Latina”, disse.

Diversos outros líderes internacionais cumprimentaram Biden pela vitória, com exceção de Jair Bolsonaro, cujo governo está rachado sobre como agir. Segundo o jornalista Josias de Souza, o presidente teria se irritado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela “pressa” em reconhecer a vitória do democrata e por ter feito uma postagem a respeito.