HOME > Poder

Eleição francesa já tem reflexo no Brasil e Ciro Nogueira alerta extrema direita: “radicalismo levará à derrota em 2026"

Ex-ministro de Bolsonaro, senador Ciro Nogueira destaca que eleições na França são um aviso para moderar discurso e buscar apoio do centro: "lição pedagógica"

Ciro Nogueira e Jair Bolsonaro (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em uma análise contundente sobre o cenário político internacional e suas implicações para o Brasil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro, fez um alerta enfático à direita brasileira. Em entrevista à Folha, Nogueira afirmou que as recentes eleições na França oferecem uma "lição pedagógica" crucial: se a direita brasileira adotar um discurso radical e arrogante, estará fadada à derrota nas eleições presidenciais de 2026.

A extrema direita francesa, anteriormente vista como favorita para vencer, terminou em terceiro lugar na eleição do último domingo (7). O resultado se deu após uma aliança entre esquerda e centro, demonstrando a rejeição ao extremismo. "Se agirmos com radicalismo e soberba, vamos perder em 2026", alertou Nogueira.

Ciro Nogueira, que também é presidente do Progressistas (PP), o maior partido de apoio ao ex-presidente Bolsonaro, acredita que a chave para uma vitória nas próximas eleições está em ampliar o diálogo para além da extrema direita. "É uma eleição ganha se falarmos para a maioria. Mas, se ficarmos apenas dialogando com a bolha da extrema direita, não teremos chance", afirmou.

No mesmo dia em que os resultados das eleições francesas foram divulgados, Ciro Nogueira compartilhou suas reflexões no Twitter. Ele destacou a necessidade de evitar extremismos e promover a união em torno de um projeto nacional inclusivo. "Os setores extremistas, que possuem tentativas majoritárias e dominantes em ambos os polos, buscam o tempo todo desqualificar aqueles que pensam diferente. No Brasil não é diferente", escreveu.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados