HOME > Poder

Lula retoma esforço de aproximação com o eleitorado evangélico

Líder da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara, destaca que, apesar da postura oposicionista, há abertura ao diálogo com o governo

Luiz Inácio Lula da Silva com evangélicos em São Paulo (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em um esforço para mitigar tensões com a bancada evangélica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou suas ações para se aproximar do segmento religioso. Essa movimentação ocorre em meio a tentativas de votação de projetos sensíveis, como o PL antiaborto. Segundo reportagem do Valor, o novo líder da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara, destaca que, apesar da postura oposicionista, há abertura ao diálogo com o governo.

Os projetos de lei sobre aborto e a emenda contra as drogas são prioridades para a bancada, que vê nesses temas potencial eleitoral para as eleições municipais de outubro. A discussão dessas pautas coincide com um encontro entre Lula, a primeira-dama Rosângela da Silva e a vereadora Aava Santiago, que se opõe à criminalização de vítimas de estupro que engravidaram. A reunião foi bem publicizada, servindo também para contrapor rumores falsos que circulavam nas redes sociais sobre a primeira-dama.

Apesar de esforços do governo para se aproximar, iniciativas como a revogação da isenção fiscal para líderes religiosos e a regulação contra o proselitismo religioso em presídios geraram reações adversas da bancada evangélica. Em resposta, líderes do governo e ministros têm buscado diálogo para suavizar as normas, como indicou um ministro que preferiu não ser identificado. Essas interações fazem parte da estratégia de Lula de manter uma postura de respeito às liberdades religiosas, conforme observado nos seus 18 meses de mandato.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados