CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

'Nós vamos recriar os BRICS e não ficar dependendo apenas do dólar', diz Lula na Unicamp

"Vamos recriar os Brics, para que a gente possa não ficar dependendo apenas de uma moeda", afirmou Lula. O ex-presidente também disse não querer "espionagem" dos EUA no Brasil

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (5) durante evento na Unicamp que o Brasil fortaleça a sua relação com os países dos Brics (África do Sul, Rússia, Índia, China e Brasil). Em seu discurso, Lula disse que o bloco é "poderoso" e "avançou até quando a Dilma estava no governo". "Se voltarmos, vamos recriar os Brics, para que a gente possa não ficar dependendo apenas de uma moeda", disse ele em referência ao dólar.

"Com Bolsonaro, os Brics estão um pouco fragilizados. Eles são possibilidade de mudar a ordem econômica mundial. O Brasil quer ter boa política com os Estados Unidos, mas a gente quer ser respeitado", disse. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

>>> Haddad é ovacionado na Unicamp: "até Lula chegar à presidência, a universidade era o pobre pagando imposto para o rico estudar"

O ex-presidente também disse não querer "espionagem" dos Estados Unidos no Brasil. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A gente não quer que eles façam como fizeram com Dilma, espionagem no governo brasileiro, não quer que eles nos trate como cidadãos de segunda classe", acrescentou.

>>> "Ano da gente tirar o miliciano do Planalto e botar Luiz Inácio no governo", diz Boulos na Unicamp

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em seu discurso, Lula defendeu, ainda, a necessidade de o Brasil estreitar relações com países da África. 

"O Brasil tem dívidas com o continente africano, que não conseguimos mensurar em dinheiro. Devemos pagar com gratidão, com transferência de ciência e tecnologia. O povo africano está na formação do nosso caráter, nossa cultura, nossa cor… Temos que retribuir". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Educação

Em seu pronunciamento, o ex-presidente também falou da importância das universidades no crescimento de um País e defendeu a retomada dos investimentos públicos na educação. 

"Nenhum país se desenvolveu sem que tivesse investido em ciência e tecnologia, na formação qualificada do seu povo. É o investimento mais barato que um País precisa fazer", disse. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ex-presidente também criticou a "ignorância da elite econômica", que, de acordo com ele, passou séculos sem querer acesso do povo "à educação". "Filhos dos pobres ficavam cortando cana", continuou Lula. 

De acordo com o ex-presidente, antes do governo dele, não se via "a cara do Brasil" dentro da universidade, e sim a "cara da elite brasileira". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Não queremos tirar lugar de ninguém, mas criar igualdade de oportunidade. Para o filho do pobre estudar com o filho do rico com a mesma qualidade do ensino. Isso quem garante é o estado. O mercado não vai resolver o problema da sociedade. Vai resolver daqueles que podem pagar. Por isso foi criado o ProUni", disse.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO