Líder do PT pede investigação e bloqueio de bens de Ibaneis Rocha
Deputado Pedro Uczai pede investigação e bloqueio de bens do ex-governador por aportes do BRB no Banco Master
247 - O líder do PT na Câmara, Pedro Uczai, pediu nesta quarta-feira (8) investigação contra Ibaneis Rocha e defendeu o bloqueio de bens do ex-governador do Distrito Federal em meio às apurações sobre o Banco Master.
A iniciativa mira possíveis responsabilidades em operações financeiras que envolveram recursos públicos por meio do Banco de Brasília. Em postagem na rede social X, o parlamentar informou que, junto com a deputada Erika Kokay (PT-DF), apresentou uma notícia de fato à Procuradoria-Geral da República, para aprofundar a análise sobre o caso.
Segundo Uczai, o objetivo é esclarecer a participação do ex-governador nas decisões que levaram ao envio de grandes volumes de recursos ao banco investigado. “Queremos saber qual foi seu papel nas operações que levaram o Banco de Brasília a fazer aportes bilionários no Banco Master. Pedimos ainda o bloqueio de bens do ex-governador. Não é tolerável que alguém utilize a máquina pública para interesses privados”, afirmou.
O deputado reforçou a necessidade de responsabilização caso sejam confirmadas irregularidades. A cobrança ocorre no contexto de investigações mais amplas sobre o Banco Master, que envolvem movimentações financeiras sob suspeita e atuação de instituições públicas.
A representação apresentada à PGR pode abrir caminho para novas etapas de apuração, com foco em eventuais decisões administrativas e impactos sobre recursos públicos vinculados ao sistema financeiro do Distrito Federal.

