Brasília

Mesa Diretora da Câmara irá propor medidas para punir excessos e casos de violência durante as sessões

Iniciativa busca punir bate-bocas, xingamentos, agressões e ataques que têm ocorrido com frequência na Casa Legislativa

Zé Trovão parte para cima de Janones (Foto: Reprodução/X)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na esteira de uma série de incidentes envolvendo agressões verbais e físicas entre deputados, a Mesa Diretora da Câmara está preparando propostas para conter excessos e garantir um ambiente de trabalho mais civilizado e respeitoso, informa a jornalista Andréia Sadi, em sua coluna no g1. A iniciativa busca punir bate-bocas, xingamentos, agressões e ataques que têm ocorrido com frequência na Casa Legislativa. 

Na semana passada, no dia 6 de junho, os deputados André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG) protagonizaram uma acalorada troca de empurrões e insultos durante uma sessão do Conselho de Ética. No dia anterior, a deputada Luiza Erundina (Psol) passou mal e foi internada após uma discussão acirrada na Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

 Diante dessa situação, a Mesa Diretora está considerando uma série de medidas que incluem desde proibir filmagens no plenário até a suspensão de mandato e substituição de deputados em comissões.

A principal ideia é que a Mesa Diretora decida sobre casos de indisciplina de forma cautelar e encaminhe as decisões para o Conselho de Ética, que teria um prazo de 72 horas para avaliar a urgência das medidas. As propostas serão apresentadas aos líderes partidários e precisarão ser aprovadas em votação no plenário. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já se manifestou contra a medida de restringir gravações, considerando-a uma forma de censura. Ainda conforme a reportagem, as propostas serão discutidas nesta terça-feira (11) no Conselho de Ética.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO