HOME > Sudeste

Condenado na trama golpista, Ramagem viajou a Miami de forma clandestina

O deputado foi condenado a uma pena de 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado

Alexandre Ramagem (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

247 - O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) saiu do Brasil de forma irregular. Reportagem publicada pelo site PlatôBR mostrou o parlamentar com sua esposa em um condomínio de luxo em Miami, nos Estados Unidos. Fontes ligadas à investigação afirmam que o deputado saiu do país clandestinamente.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou Ramagem no dia 11 de setembro na investigação sobre a trama golpista. Ele foi acusado de três crimes - golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A Corte determinou uma pena de 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado. O STF já condenou 24 réus no inquérito.

Investigadores apontaram que, enquanto diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Ramagem usou a estrutura da instituição para monitorar indevidamente pessoas consideradas opositoras do bolsonarismo.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no STF, deixou claro que havia ordem impedindo os réus de saírem do Brasil. Também foi determinado que os réus entregassem seus passaportes.

Em entrevista à coluna de Carla Araújo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto confirmou que o deputado está em Miami, mas negou ter sido previamente informado sobre a viagem do parlamentar. "Soube agora", afirmou. A condenação do deputado prevê a perda de mandato, mas a Câmara ainda precisa avaliar o caso.

Artigos Relacionados