BNDES aprova quase R$ 88 milhões para fábrica inovadora da Fundição Ciron
O crédito representou 48,5% do total a ser investido no empreendimento
247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de financiamento de R$ 87,8 milhões à Fundição Ciron Ltda. para implantação de uma planta pioneira em Alvorada (RS). O crédito do Banco, por meio do programa BNDES Mais Inovação, corresponde a 48,5% do total a ser investido no empreendimento, que será dedicado à produção de componentes fundidos por meio de um processo inédito no país. Com capacidade para produzir até 7.500 toneladas por mês de peças de ferro fundido, a fábrica terá 32,9 mil metros quadrados de área construída, que abrigarão, além das linhas de produção, uma subestação, centrais de resíduos, químicos, resinas e outras áreas acessórias.
A estimativa é que o projeto crie 97 postos de trabalho diretos e 300 indiretos durante a fase de obras. Após a conclusão, prevista para abril de 2027, a nova unidade deverá gerar 150 empregos diretos. Os produtos poderão substituir importações dos clientes, principalmente nos setores agroindustrial, automobilístico, energético e de construção civil. A Fundição Ciron é uma empresa do Grupo Fundimisa, que atua no ramo de fundição.
De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, "ao apoiar a implantação dessa fábrica pioneira da Ciron, o BNDES reafirma seu compromisso com a inovação, que é um dos focos da política industrial do governo do presidente Lula". "Os investimentos em inovação trazem ganhos de eficiência, produtividade e competitividade internacional à indústria brasileira", afirmou.
O projeto vai proporcionar mais segurança na operação, menores custos e maior eficiência energética. Também dará mais agilidade e flexibilidade à produção, com produtos mais confiáveis e de maior qualidade, buscando conquistar novos clientes e aumentar as exportações.



