HOME > Sul

Maria do Rosário lança carta “Compromisso com Porto Alegre” e aponta diretrizes para reconstrução da cidade

A deputada federal criticou a atual administração municipal, apontando para a necessidade de uma gestão mais competente e atenta às necessidades da população

Pedro Ruas (PSOL), Maria do Rosário (PT) e Tamyres Filgueira (PSOL) (Foto: Lucas Pitta Klein)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Maria do Rosário, e sua vice, Tamyres Filgueira, lançaram hoje a carta "Compromisso com Porto Alegre". O documento, que conta com a assinatura das direções dos partidos que compõem a chapa da pré-candidatura - PT, Partido Verde (PV), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) - estabelece um compromisso com a cidade e suas demandas a partir da situação dramática enfrentada pela cidade, atingida recentemente pelas enchentes. 

O evento ocorreu na reabertura do Chalé da Praça XV, espaço tradicional que foi recentemente atingido pelas enchentes em Porto Alegre. Durante o evento, que ocorre exatamente um mês após o início da enchente na cidade, Maria do Rosário destacou a importância do documento: “Essa carta é, antes de tudo, um abraço a cada pessoa que vive nessa cidade. Nosso sentimento é que a cidade está triste, abalada e profundamente machucada pelo que acontece a cada dia”, lamentou.

Maria do Rosário também criticou a atual administração municipal, apontando para a necessidade de uma gestão mais competente e atenta às necessidades da população: “A cidade vive um momento de ausência de gestão. É necessário maior competência, atenção, cuidado, escuta do que a cidade, seus técnicos, universidades, institutos, conselhos profissionais, vereadores e vereadoras, sua comunidade têm a dizer. As comunidades têm muito a dizer e elas precisam ser escutadas”, enfatizou.

Compromisso com Porto Alegre - A carta lançada hoje aponta a falta de manutenção e planejamento como causas principais da tragédia recente e propõe uma administração que escute e atenda as demandas da população, técnicos e especialistas. O documento destaca ainda a importância de restaurar e modernizar o sistema de proteção contra enchentes para prevenir futuras catástrofes, além de sugerir um plano abrangente de reconstrução que inclua ações emergenciais de apoio social, melhorias na infraestrutura de saneamento e drenagem, e a valorização de políticas socioambientais. 

“O DMAE é público, o DEP deve ser reconfigurado e nós não permitiremos a continuidade da destruição da coisa pública, da cidade pública e dos direitos da população. Nos comprometemos com uma gestão que valorize os serviços públicos à serviço da população”, acrescentou Maria do Rosário.  

A cerimônia reuniu diversas lideranças políticas e parlamentares, entre elas as deputadas Laura Sito, presidenta do PT Porto Alegre, e a deputada estadual Luciana Genro (PSOL), além dos deputados estaduais Leonel Radde (PT), Sofia Cavedon (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Adão Pretto (PT). Também marcaram presença os vereadores Roberto Robaina (PSOL), Abigail Pereira (PCdoB), Pedro Ruas (PSOL), Oliboni (PT), Karen Santos (PSOL), Adeli Sell (PT), Jonas Reis (PT) e Giovani Culau (PCdoB), além da deputada federal Reginete Bispo (PT) e a presidenta do PCdoB da capital Silvana Conti. 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados