PT repudia agressão a Renato Freitas e denuncia racismo e violência política
Partido afirma que ataque ao deputado em Curitiba se insere em histórico de tentativa de silenciar lideranças negras
247 - O Diretório Estadual do PT no Paraná publicou nesta quarta-feira (19) nota de repúdio condenando a agressão sofrida pelo deputado estadual Renato Freitas (PT), alvo de violência física no Centro de Curitiba durante a manhã. O partido classificou o ataque como “covarde” e afirmou que se trata de mais um episódio ligado ao racismo estrutural e à violência política no país.
“O ataque não foi um fato isolado: ele se insere em um contexto histórico de racismo estrutural, violência política e tentativas recorrentes de silenciar lideranças negras que ousam ocupar espaços de poder”, diz o documento assinado pelo PT do Paraná e pela Secretaria Estadual de Combate ao Racismo.
O texto também critica a normalização de agressões motivadas por preconceito. “Não aceitaremos que agressões motivadas pelo ódio, pela intolerância e pelo preconceito sejam normalizadas ou tratadas como meras ‘confusões’.”
Vídeo mostra confronto na rua
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Freitas trocando socos com um homem na Rua Vicente Machado. Ambos aparecem com ferimentos no rosto e chegam a ser separados por transeuntes.
Ainda não se sabe oficialmente o que motivou o confronto. A Assembleia Legislativa do Paraná informou que aguarda informações detalhadas antes de se manifestar.
Histórico de ataques contra o deputado
Renato Freitas, advogado e militante do movimento negro, já foi alvo de violência política e processos controversos desde que assumiu a vida pública. Em 2022, enquanto vereador de Curitiba, chegou a ter o mandato cassado — decisão posteriormente revertida pelo Judiciário.
O PT afirma que seguirá dando apoio ao parlamentar:
“Manifestamos toda nossa solidariedade ao companheiro Renato Freitas e desejamos sua plena e rápida recuperação.”
Confira a nota do PT Paraná na íntegra
NOTA DE REPÚDIO AO ATAQUE AO DEPUTADO RENATO FREITAS
O Partido dos Trabalhadores do Paraná manifesta seu mais profundo repúdio à covarde agressão sofrida pelo deputado estadual Renato Freitas na manhã de hoje, no Centro de Curitiba. O ataque não foi um fato isolado: ele se insere em um contexto histórico de racismo estrutural, violência política e tentativas recorrentes de silenciar lideranças negras que ousam ocupar espaços de poder.
Repudiamos qualquer forma de violência, e denunciamos o caráter racista que atravessa este episódio. Não aceitaremos que agressões motivadas pelo ódio, pela intolerância e pelo preconceito sejam normalizadas ou tratadas como meras “confusões”.
Nossa trajetória sempre foi de defesa intransigente dos direitos humanos, da democracia e do enfrentamento direto ao racismo.
Manifestamos toda nossa solidariedade ao companheiro Renato Freitas e desejamos sua plena e rápida recuperação.
PT DO PARANÁ E SECRETARIA ESTADUAL DE COMBATE AO RACISMO



