Rol da ANS: Barroso convoca audiência pública para setembro
Ministro do STF entende que discussão sobre cobertura dos planos de saúde "extrapola os limites do estritamente jurídico e exige conhecimento interdisciplinar"

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 na comunidade 247 no WhatsApp e siga o canal do Brasil 247 no WhatsApp.
247 - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma audiência pública para discutir o rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determina os procedimentos médicos cobertos por planos de saúde, para os dias 26 e 27 de setembro. A informação é do portal Uol.
Em junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a considerar o rol como taxativo, ao invés de exemplificativo. Desta forma, os planos de saúde deixaram de ter que cobrir procedimentos que não constassem na lista da ANS. Tal decisão, entretanto, desampara autistas e pessoas com deficiência, que antes, por via judicial, conseguiam ter acesso a tratamentos mais específicos de fora do rol.
O ministro justifica a necessidade da audiência pública justamente porque a discussão "extrapola os limites do estritamente jurídico e exige conhecimento interdisciplinar" e "manifesta-se a justa preocupação dos usuários de planos de saúde com as omissões existentes no rol e a consequente não abrangência de todos os procedimentos necessários ao tratamento de doenças cobertas - em especial, doenças raras."
Ainda de acordo com a reportagem do Uol, a audiência dará espaço aos responsáveis da ANS pela elaboração do rol, instituições médicas, entidades das operadoras de saúde, associações de usuários de planos de saúde - especialmente os acometidos por doenças raras - e "pessoas com expertise na matéria". Além disso, serão chamados membros do Executivo e Legislativo, ministros do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o advogado-geral da União, Bruno Bianco.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247