Etiópia negocia conversão de dívida de dólares ao yuan para reduzir custos
Movimento busca aliviar pressão cambial, reduzir dependência do dólar e estreitar laços econômicos com a China
247 - A Etiópia iniciou negociações com a China para converter parte de sua dívida externa — estimada em US$ 5,38 bilhões — para o yuan, a moeda chinesa. A medida faz parte da estratégia do governo etíope para reduzir a pressão cambial sobre o país e fortalecer os laços financeiros e comerciais com Pequim, informou a Bloomberg nesta segunda-feira (20).
O governador do Banco Nacional da Etiópia, Eyob Tekalign, confirmou que autoridades etíopes se reuniram em Pequim, no mês passado, com representantes do Banco de Exportação e Importação da China (Exim Bank) e do Banco Popular da China (PBoC) para discutir a reestruturação da dívida, mecanismos de pagamento bilateral e facilitação do comércio.
“A China é um parceiro muito importante para nós neste momento. Faz sentido organizar um swap cambial. Já solicitamos oficialmente e estamos trabalhando nisso”, disse Eyob à Bloomberg, após as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington.
O movimento segue uma tendência crescente entre países africanos que buscam reduzir sua dependência do dólar e diversificar suas relações financeiras.
No início de outubro, o Quênia também anunciou a conversão de três empréstimos ferroviários financiados pela China de dólares para yuans — decisão que, segundo o Ministério das Finanças queniano, reduzirá os custos anuais com juros em cerca de US$ 215 milhões.
Com informações da Bloomberg e RT Brasil





