Conab projeta safra recorde em 2025, o que deve derrubar os preços dos alimentos no Brasil
Segundo a Conab, a expectativa é de que o aumento da oferta contribua para conter a inflação e tornar produtos essenciais mais acessíveis à população
247 - O Brasil se prepara para colher uma safra histórica em 2025, conforme apontado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o levantamento mais recente do órgão, a produção de grãos deve atingir 328,3 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 10,3% em relação à safra anterior, informa o jornal O Globo.
O cenário otimista sinaliza não apenas a consolidação do Brasil como potência agrícola global, mas também efeitos positivos sobre a economia interna, especialmente no que diz respeito aos preços dos alimentos. Segundo a Conab, a expectativa é que o aumento da oferta contribua para conter a inflação e tornar produtos essenciais mais acessíveis à população.
Um dos destaques desta temporada é o arroz. A cultura terá a maior área plantada dos últimos sete anos, alcançando 1,7 milhão de hectares — um avanço de 6,5%. A previsão é de que a produção atinja 12,1 milhões de toneladas, um incremento de 14,3% em relação à safra anterior. O presidente da Conab, Edegar Pretto, avaliou o impacto da safra recorde no preço final ao consumidor: “a tendência é de queda nos preços pagos aos produtores. Isso permitirá que os preços dos alimentos se mantenham em um patamar acessível aos consumidores brasileiros".
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também destacou os benefícios da supersafra para o controle da inflação. Ele relembrou que a produção do ano passado foi comprometida por eventos climáticos adversos, como a seca em determinadas regiões e as inundações no Rio Grande do Sul, o que impactou diretamente o custo de itens da cesta básica.
“Uma série de produtos que estão mais caros hoje terão seus preços reduzidos com a entrada da safra, que será muito expressiva. No ano passado não foi tão boa devido à seca em algumas regiões e à inundação no Rio Grande do Sul. Isso afetou a produção de arroz, e o milho ficou caro, impactando o preço do frango e do ovo. Agora, com um cenário mais favorável, esperamos uma estabilização desses preços”, afirmou Haddad.
Avanço tecnológico impulsiona produção - Para alcançar esses números expressivos sem elevar os custos, o setor agrícola tem apostado em inovação. Produtores têm recorrido cada vez mais a insumos modernos, que favorecem o rendimento das lavouras e contribuem para uma agricultura mais sustentável.
Empresas brasileiras estão na vanguarda desse movimento. A Fertsan, companhia cearense especializada em tecnologias agrícolas, é uma das que têm investido em soluções naturais que fortalecem as plantas e melhoram a saúde do solo.
“As soluções baseadas em ingredientes naturais, como extratos de origem marinha, contribuem para plantas mais resistentes. E plantas mais saudáveis produzem mais, garantindo maior rentabilidade ao produtor e preços menores na mesa do brasileiro”, explica Luiz Eugênio Pontes, diretor comercial da Fertsan.
Pontes também destaca o papel ambiental das inovações utilizadas: “além do mais, esse tipo de insumo não compromete o meio ambiente e impacta positivamente a microbiota do solo".
Combinando fatores climáticos mais favoráveis, investimentos em tecnologia e planejamento estratégico, a safra de 2025 pode marcar um ponto de virada não apenas para o agronegócio, mas para o bolso dos brasileiros.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: