Bíblia do capital financeiro reconhece que Lula é favorito em 2026
Jornal britânico conservador admite vantagem do presidente brasileiro, reforçando a leitura de continuidade política no cenário internacional
Um dos mais tradicionais jornais de economia do planeta, o britânico Financial Times, acaba de anunciar uma previsão sobre a eleição brasileira de 2026.
Afirma que Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser eleito mais uma vez para a Presidência da República, conquistando um quarto mandato presidencial, inédito no país e na maioria das democracias do planeta. Trata-se de uma notícia que não pode ser desprezada, até porque se trata de um jornal em circulação desde o século XIX, mais conhecido por duas características importantes.
Por um lado, cultiva uma visão abertamente conservadora da economia capitalista, apoiando projetos e políticas que favorecem o setor privado, os lucros das empresas imperialistas e o capital financeiro em escala global.
Por outro lado, construiu uma credibilidade rara na imprensa britânica e mesmo mundial em função de um comportamento particular. Em vez de misturar e confundir suas próprias opiniões e preferências políticas com a realidade factual, costuma distinguir uma coisa da outra, produzindo um jornalismo informativo e confiável -- ainda que seja possível discordar inteiramente de suas opiniões e de sua visão de mundo.
Alguma dúvida?
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.




