Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

922 artigos

HOME > blog

Fachin reúne todos os presidentes dos tribunais em Brasília para almoço de confraternização

Encontro ocorre em meio a tensões institucionais e busca reforçar a unidade do Judiciário diante de ataques recentes

Edson Fachin (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

A semana começa em Brasília com a tradicional cerimônia de abertura do ano judiciário, nesta segunda-feira (2), mas o gesto mais simbólico virá na terça-feira (3), quando o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) reunirá, em almoço de confraternização, todos os presidentes de tribunais. Em época de ataques à instituição, reunir o Judiciário tem forte significado.

Após a série de entrevistas que deu ao longo da semana passada e da decisão do ministro Toffoli de tornar público o conteúdo dos vídeos que desnudaram não só o tamanho do problema do banco Master — tinha R$ 127 milhões a pagar e R$ 4 milhões em caixa —, como também evidenciaram que parte da desconfiança em torno do STF requer cautela. Nem tudo o que reluz é ouro. Nem tudo o que se balança cai.

Algumas medidas se mostraram acertadas, além de ficar também mais claro o papel desempenhado pelo Banco Central na liquidação. O BC, em última instância, ficou bem na fita como instituição que fez o dever de casa.

Portanto, mesmo os pequenos passos em direção às elucidações — ou que pelo menos apontaram o caminho de investigações a seguir —, embora também demonstrem que esteja tudo apenas no início do cipoal a desvendar, deixaram o STF em posição mais confortável.

O momento levou a que o presidente Fachin promova o encontro, no qual certamente conversas se darão sobre o tema, mas o que passa à sociedade é a tentativa de harmonizar o Judiciário, que tantos serviços nos tem prestado nos últimos tempos. Diálogo nunca é demais. Que serenem os ânimos.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados