CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Liana Cirne Lins avatar

Liana Cirne Lins

Professora da Faculdade de Direito da UFPE, doutora em Direito Público e mestra em Instituições Jurídico-Políticas

16 artigos

blog

Moro sai, com uma mão na frente e outra atrás

Moro vai entrar pra história como um dos maiores exemplos de justiça. Não a justiça da espada e da balança, é claro. Mas de justiça divina: aqui se faz, aqui se paga

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Vamos lá, de um pouco de especulação. Afinal de contas, é só o que se tem feito nos últimos dias. 

Na minha opinião, Moro não pediu demissão. Vazou que teria pedido. E são coisas muito diferentes. Explico. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2019, contam fontes informadas que Moro teria chorado na discussão com Bolsonaro por ocasião do mesmo embate acerca da demissão de Valeixo. 

Vocês devem lembrar que nessa época Bolsonaro estava decepcionado com Moro, por não "vestir a camisa" [da familícia] e ter publicado crítica à decisão de Dias Tofolli que beneficiava Flávio Bolsonaro no processo das rachadinhas. Bolsonaro achava que Moro não era leal, nem se empenhava na defesa "do governo". E foi nesse momento que Moro balançou pela primeira vez e teria chorado, pedindo pra ficar, no melhor estilo Marília Mendonça. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como um sujeito desses iria ser tomado de orgulho, de uma hora pra outra, e abrir mão do salário, do poder e da chance de ser ministro do STF?

Não acredito de jeito nenhum. Esses lavajatistas são, antes de tudo, dinheiristas. Um povinho medíocre, como toda a direita concursada, uns funcionários idênticos aos dos romances de Dostoievski. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Moro teve um surto de grandeza, durante a lava-jato. Como ele era adversário direto de Lula - de quem deveria ter sido juiz - achou que a projeção que lhe era dirigida era todo mérito próprio (ah, esses filhotes da meritocracia). Mas não. Tudo era reflexo da projeção de Lula. E agora que ele não é mais o carrasco de Lula, lhe é dado o peso que tem: nenhum. 

Bolsonaro já percebeu tudo isso. E ontem, na queda de braço nas redes, percebeu que Moro já era. Moro é um fenômeno tipo Big Brother. Faz estardalhaço, mas logo todo mundo esquece. Por isso mandou Bia Kicis e Carla Zambelli apagarem seus tweets #FicaMoro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E já que todo mundo está fazendo suas apostas, eu também vou fazer a minha, e dobrar: Moro vai ser demitido, contra a vontade dele. E não vai levar a vaga do STF. Bolsonaro é rancoroso e já mostrou que a caneta é dele, sempre que pôde, como na vez em que Moro pediu a indicação de Deltan Dallagnol pra PGR, e não levou. 

Se isso se concretizar, Moro vai entrar pra história como um dos maiores exemplos de justiça. Não a justiça da espada e da balança, é claro. Dessa ele vai ser para sempre expurgado e entrará para o Museu da Vergonha como exemplo de como um juiz não deve ser. Mas de justiça divina: aqui se faz, aqui se paga. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É minha aposta. Que rolem os dados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO