CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

Palavras certeiras de Marieta

"A condução literalmente demencial imposta ao país nos levou a situações não apenas inéditas, mas principalmente desesperadoras", escreve o jornalista Eric Nepomuceno

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o Jornalistas pela Democracia 

Leio no domingo 22 de agosto a entrevista que a atriz Marieta Severo concedeu ao jornal O Globo. E, na entrevista, uma frase tão certeira como demolidora. Diz ela: “Nunca senti uma angústia cívica tão profunda, apesar de ser de uma geração que viveu a ditadura”.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois eu entendo, ou ao menos espero, que essa angústia se espalhe para além da nossa geração. Que esteja atingindo milhões e milhões de brasileiros minimamente lúcidos e conscientes. Porque o que foi e está sendo destroçado por quem integra o pior e mais nefasto governo da história da República – me atrevo a dizer que, em termos de danos ao país e ao nosso patrimônio, é pior até mesmo que os tempos da ditadura tão elogiada por Jair Messias e a corja agrupada ao seu redor – levará um tempo enorme para ser refeito. E isso, para refazer o que for possível.

A condução literalmente demencial imposta ao país nos levou a situações não apenas inéditas, mas principalmente desesperadoras. E basta observar a conduta cada vez mais desvairada do presidente para entender que para ele, não existe limite na sua guerra pela sobrevivência.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jair Messias sabe que sem as respectivas imunidades asseguradas pelos cargos que ocupam, e para os quais foram eleitos, ele e seus rebentos abjetos terão como destino inevitável a cadeia.  

Sabe cada vez mais que conta apenas e tão somente com o apoio dos setores mais primatas e fanatizados de apoiadores. Que há contingentes de policiais militares e oficiais da ativa de baixas patentes dispostos a fazer o que ele propõe, ou seja, violência nas ruas. Mas também sabe que não conta com quem realmente poderia desfechar um golpe e mantê-lo na poltrona presidencial, o alto mando do Exército.  Pode até ser que imponham um golpe, mas não para manter Jair Messias no poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sabe, enfim, que está acuado. E sabemos nós que, como todo psicopata, quando acuado ataca de maneira mais furiosa.

O quadro que o país vive mostra, além do pior governo da história da República, que chegamos a um elevadíssimo grau de podridão atingindo parte substancial dos partidos políticos, com escassíssimos antecedentes nas últimas décadas, ao menos desde a retomada da democracia, em 1985.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A facilidade com que Jair Messias, para tentar sobreviver, distribui carradas de dinheiro público, além de ministérios, indica que não há limites para a políticos carentes de qualquer escrúpulo, cuja subserviência é determinada pelo apetite dos bolsos e bolsas.

Diante da incerteza que paira sobre nós não fazendo mais que crescer, diante do temor do que possa fazer o psicopata, da ruína da economia, da corrosão dos empregos – e isso, sem mencionar o drama da pandemia –, não nos resta mais que a indignação sem volta e a busca urgente de meios de fazer extirpar Jair Messias e toda sua cambada. Absolutamente toda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E é daí que vem aquilo que Marieta classifica de maneira irretocável: uma angústia cívica, a mais profunda que ela e eu vivemos. E, espero, milhões de brasileiros mais. Porque tomar consciência dessa angústia é uma das armas necessárias para a batalha pela retomada do futuro que nos é roubado a cada hora de cada dia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO