HOME > Brasil

Garimpo ilegal em terras indígenas cai pela metade no governo Lula, diz relatório

Greenpeace afirmou que houve um “comprometimento maior” das autoridades nos últimos dois anos com ações contra a mineração ilegal

Garimpo ilegal de ouro em Itaituba, no Pará 04/09/2021 (Foto: REUTERS/Lucas Landau)
Bianca Penteado avatar
Conteúdo postado por:

247 – Um novo relatório do Greenpeace, divulgado na terça-feira (8), mostra que o garimpo ilegal em terras indígenas diminuiu no país desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o poder em 2023. Segundo o Greenpeace, o desmatamento causado pela mineração clandestina caiu pela metade entre 2023 e 2024, em comparação com os anos do governo Bolsonaro.

Nos dois primeiros anos de mandato do petista, foram devastados 4.219 hectares de floresta amazônica em terras indígenas demarcadas pelo Estado. Já durante os quatro anos da gestão do ex-mandatário, a destruição chegou a 16 mil hectares, de acordo a rede MapBiomas.

“Vínhamos de um governo anterior simpático com a causa garimpeira, que tinha disposição de abrir os territórios indígenas para exploração econômica”, afirmou Jorge Dantas, porta-voz do Greenpeace, à AFP. Ele destacou que houve um “comprometimento maior” das autoridades nos últimos dois anos com ações contra a mineração ilegal.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...