HOME > Brasil

Gilmar Mendes diz que fala de Flávio Bolsonaro sobre indulto a Jair Bolsonaro é "truncada"

Ministro do STF afirmou que declaração do senador foi interpretada como tentativa de impor condições para apoio político

Ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

247 - Em entrevista à CNN Brasil nesta quinta-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, classificou como "truncada" a fala do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre a possibilidade de um eventual indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prestes a ser preso por tentativa de golpe de Estado.

"Eu vi essa fala do Flávio Bolsonaro e achei um tanto quanto truncada, mas alguns entenderam que ele estivesse impondo condições para o apoio do seu grupo, do grupo do seu pai ao possível candidato que seria apoiado por essa extrema-direita, esse grupo mais conservador", afirmou o ministro.

Gilmar Mendes destacou ainda que o julgamento de processos envolvendo Bolsonaro ainda está em andamento no Supremo e que não se deve antecipar conclusões ou decisões nesse contexto.

"Estamos em meio ainda ao julgamento desse turbulento processo e, certamente, devemos ter, até o final do ano, a conclusão dele. Não me parece que se possa garantir um induto e muito menos constranger o Supremo Tribunal Federal nesses casos. Acho que esses tipos de pactos políticos talvez não se faça", acrescentou.

A declaração do ministro ocorre em meio a discussões no meio político sobre possíveis alianças para as eleições de 2026. Bolsonaro estaria condicionando o apoio a outros candidatos a um eventual indulto.

Artigos Relacionados