HOME > Brasil

Lula anuncia Força-Tarefa para homologar Terras Indígenas pendentes

“Não se pode assinar as homologações desconsiderando toda a ocupação não indígena que há dentro desses territórios", afirmou Sônia Guajajara

Luiz Inácio Lula da Silva e Sonia Guajajara (Foto: Agência Brasil )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na quinta-feira (25) com a Ministra Sônia Guajajara, membros do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) no Palácio do Planalto, em Brasília. O propósito do encontro foi coordenar entre ministérios e orgãos o avanço no processo de homologação de quatro Terras Indígenas pendentes.

“Não se pode assinar as homologações desconsiderando toda a ocupação não indígena que há dentro desses territórios. O governo tem que oferecer as condições para que essas pessoas saíam e sejam logo assentadas. Um diálogo com os governadores foi sugerido para que possam conjuntamente resolver essa questão social”, afirmou Guajajara. “Não se pode resolver um problema histórico criando outro. Tem que haver uma articulação entre órgãos responsáveis”.

Lula anunciou que uma Força-Tarefa liderada pelo MPI começará, dentro de duas semanas, o processo para assinar as homologações das Terras Indígenas localizadas em Santa Catarina, Paraíba e Alagoas. A ação do governo atende um pedido de urgência do movimento indígena para concluir a homologação das terras.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados