Senado enviará comitiva com oito parlamentares para negociar tarifas com os EUA
Comissão temporária buscará reverter aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros
247 - Diante da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas extras de 50% sobre produtos brasileiros, o Senado Federal decidiu agir. O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), designou a si próprio e outros sete parlamentares para integrar uma missão oficial aos Estados Unidos. O objetivo é tentar reverter a medida e restabelecer o diálogo comercial entre os dois países. s informações são do g1.
O grupo deve embarcar para Washington no fim deste mês, com uma programação de reuniões com autoridades do Congresso norte-americano ainda em construção.
A iniciativa é uma resposta direta à decisão do ex-presidente norte-americano, que notificou o governo brasileiro, por meio de carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que, a partir de 1º de agosto, produtos brasileiros importados pelos EUA estarão sujeitos a uma tarifa adicional de 50%.
Ao anunciar a medida, Trump afirmou, de maneira equivocada, que a balança comercial entre os dois países seria desfavorável aos Estados Unidos. O republicano também criticou o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando-o como uma “caça às bruxas”.
A missão do Senado é composta pelos seguintes parlamentares:
Titulares:
- Nelsinho Trad (PSD-MS)
- Teresa Cristina (PP-MS)
- Jacques Wagner (PT-BA)
- Fernando Farias (MDB-AL)
Suplentes:
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Carlos Viana (Podemos-MG)



