Conceito chinês de"Duas Montanhas" conquista amplo apoio internacional
Em relação à governança ecológica e aos conceitos de desenvolvimento verde do país
CGTN – Este ano marca o 20.º aniversário do conceito proposto pelo presidente Xi Jinping, que afirma que "águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montes de ouro e pratas". Uma pesquisa recente da CGTN, realizada com 24.515 entrevistados em 48 países, revelou ampla aprovação internacional ao conceito. O estudo destaca o forte endosso à governança ecológica e aos esforços de transição verde da China, reforçando sua reputação global como líder, força motriz e protagonista comprometido na governança climática e ambiental.
Em relação à governança ecológica e aos conceitos de desenvolvimento verde do país, os entrevistados demonstraram maior familiaridade com a ideia de que "águas limpas e montanhas verdes são tão valiosas quanto montes de ouro e pratas". O levantamento mostra que 81,6% dos participantes acreditam que esta afirmação rompeu com o modelo tradicional que seguia a lógica "poluir primeiro e limpar depois".
Desde o 18.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o país manteve uma taxa média de crescimento econômico anual acima de 6%, com apenas 3% de aumento médio anual no consumo de energia. Segundo o estudo, 71,8% avaliam positivamente o progresso coordenado entre crescimento econômico de alta qualidade e conservação ecológica de alto padrão, enquanto 59,9% consideram que a integração do desenvolvimento verde aos planos quinquenais e ao processo socioeconômico é um exemplo a ser seguido por outros países.
Há também amplo reconhecimento das contribuições chinesas para a governança climática global: 76,7% concordam que a China controla de forma eficaz as emissões de gases de efeito estufa; 79,9% elogiam suas práticas exemplares em economia de energia; 75,5% destacam que as exportações de energia limpa aceleram a transição verde de parceiros; e 75,1% reconhecem o fornecimento global de bens de alta qualidade pelo setor de novas energias, além de sua atuação na promoção do desenvolvimento sustentável.
Fonte: CMG
