Vice-presidente da Bulgária concede entrevista exclusiva ao CMG
"Devemos estar ao lado daqueles que mais precisam de ajuda e trabalhar juntos para eliminar todas as formas de desigualdade", completou a vice-presidente
CGTN – A vice-presidente da Bulgária, Iliana Iotova, concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China, durante sua estadia em Beijing para participar da Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres. Iotova destacou a importância de proteger os direitos das mulheres e de impulsionar o progresso global na igualdade de gênero. Segundo ela, a comunidade internacional deve, com base nos resultados da Declaração e Plataforma de Ação de Beijing, agir de forma mais rápida e proativa para promover o avanço das mulheres em todo o mundo.
A vice-presidente búlgara elogiou a organização do evento e expressou reconhecimento ao governo chinês e à Federação Nacional das Mulheres da China pela realização da reunião de alto nível. Iotova recordou que, nas últimas três décadas, a Declaração e Plataforma de Ação de Beijing foram incorporadas a diversos documentos europeus e internacionais, além de resoluções das Nações Unidas (ONU). Ela lembrou ainda que, durante seus dez anos como deputada do Parlamento Europeu, esses marcos foram constantemente mencionados e serviram de base fundamental para promover a igualdade entre homens e mulheres.
Ao refletir sobre os avanços desde então, Iotova citou a metáfora do presidente chinês Xi Jinping, segundo a qual as mulheres sustentam "metade do céu". Iotova enfatizou que a meta principal da reunião é fortalecer a solidariedade global e o apoio mútuo. "Devemos estar ao lado daqueles que mais precisam de ajuda e trabalhar juntos para eliminar todas as formas de desigualdade", completou a vice-presidente.
Fonte: CMG
