O Agente Secreto é eleito melhor filme e vence seis prêmios da International Cinephile Society
Longa de Kleber Mendonça Filho domina premiação internacional com destaque para Wagner Moura e Tânia Maria
247 - O filme O Agente Secreto foi o principal destaque da premiação anual da International Cinephile Society (ICS), organização que reúne críticos de cinema, jornalistas, acadêmicos e historiadores. Segundo o jornal O Globo, a produção dirigida por Kleber Mendonça Filho venceu seis categorias, incluindo a de melhor filme. A ICS é formada por 177 membros, sendo sete do Brasil, entre críticos de cinema, jornalistas, acadêmicos e historiadores.
Além do prêmio principal, o longa também venceu nas categorias de melhor direção e melhor roteiro original, ambos para Kleber Mendonça Filho. Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator, enquanto Tânia Maria venceu como melhor atriz coadjuvante. O filme ainda foi premiado como melhor elenco. A produção também ficou em segundo lugar na disputa de melhor montagem, categoria vencida pelo filme O som da queda, dirigido por Mascha Schilinski.
Outros destaques brasileiros e internacionais
Kathleen Chalfant venceu o prêmio de melhor atriz pelo filme Toque familiar. Já o brasileiro Jonathan Guilherme foi eleito melhor ator coadjuvante pelo filme O riso e a faca, coprodução entre Brasil e Portugal. O drama espanhol Sirât venceu nas categorias de melhor som e melhor trilha sonora. Já Arco conquistou o prêmio de melhor animação.
O filme O Agente Secreto recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, melhor filme internacional e melhor ator para Wagner Moura, consolidando-se entre as produções mais comentadas desta temporada de premiações. A cerimônia de entrega das estatuetas ocorrerá em 15 de março.


