HOME > Economia

Governo analisa antecipar indicação para a presidência do Banco Central, diz Jaques Wagner

O mandato do atual chefe da instituição, Roberto Campos Neto, termina em dezembro

Jaques Wagner (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), declarou nesta terça-feira (6) que o Executivo está considerando antecipar a indicação para o novo presidente do Banco Central (BC). Conforme reportado pela CNN, o parlamentar afirma que a ação permitiria maior previsibilidade para a instituição financeira.

O mandato do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, termina em dezembro. Ele foi nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Hoje, todo mundo no Banco Central, mesmo quem está na direção, pelo que eu ouço, acha melhor indicar [o presidente], porque um Banco Central trabalha com expectativa de futuro”, disse Wagner em entrevista a jornalistas no Senado. No entanto, ele ressalta que para isso acontecer, é necessário um acordo para realizar a sabatina no Senado.

Os membros da diretoria e presidência do Banco Central devem passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e suas indicações são posteriormente votadas no plenário.

“Pelo que estou sentindo, a maioria das pessoas entende que é bom indicar, mas tudo tem que ser combinado”, disse. O líder do governo ainda destacou que não há um prazo definido para que o Executivo faça a indicação.

Atualmente, Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do BC e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, é um dos nomes mais cotados para substituir Campos Neto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados