HOME > Mídia

ABI presta solidariedade a Breno Altman, alvo do lobby sionista da Conib

Entidade sionista tenta silenciar o jornalista por críticas ao genocídio cometido por Israel em Gaza

O jornalista Breno Altman (Foto: Divulgação)

247 - A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nesta segunda-feira (13) uma nota em solidariedade ao jornalista Breno Altman, fundador do site Opera Mundi. Ele é alvo de tentativas de intimidação judicial por parte do lobby pró-Israel, que tenta silenciar vozes ao redor do mundo que critiquem o regime de Tel Aviv e o genocídio na Faixa de Gaza. 

Altman foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposto racismo contra judeus, além de incitação e apologia ao crime. A acusação, apresentada pelo procurador Maurício Fabretti, tem como base postagens feitas nas redes sociais entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Apesar de a Polícia Federal ter concluído que Altman não cometeu qualquer ilícito, limitando-se a exercer seu direito à liberdade de expressão, o MPF decidiu apresentar denúncia formal. O procurador afirma ter identificado, em doze publicações, suposta incitação à discriminação e apologia de atos terroristas atribuídos ao movimento de resistência palestino Hamas.

De acordo com a ABI, a ação promovida pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) busca cercear o direito à liberdade de expressão e constitui um atentado às liberdades individuais. A ABI denuncia as tentativas da Conib de silenciar os críticos de Israel, que comete um genocídio na Faixa de Gaza ao longo dos dois últimos anos. 

"A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI soma-se a todas as vozes que pedem a retirada da denúncia, por configurar um atentado à liberdade de imprensa, às liberdades individuais e ao estado democrático de direito", diz um trecho da nota, cuja íntegra é disponibilizada abaixo: 

A ABI – Associação Brasileira de Imprensa, por meio da CDLIDH – Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, manifesta seu irrestrito apoio ao jornalista Breno Altman e repudia a recente ação do MPF – Ministério Público Federal, que denunciou Breno Al tman pelo crime de racismo contra os judeus, incitação e apologia ao crime.

A ABI – Associação Brasileira de Imprensa, por meio da CDLIDH – Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, manifesta seu irrestrito apoio ao jornalista Breno Altman e repudia a recente ação do MPF – Ministério Público Federal, que denunciou Breno Altman pelo crime de racismo contra os judeus, incitação e apologia ao crime.

A denúncia, publicada pelo procurador Maurício Fabretti, atendeu a um pedido da CONIB – Confederação Israelita do Brasil, que afirmou, em notícia-crime, que postagens feitas pelo profissional em redes sociais eram racistas e antissemitas.

Na verdade, a CONIB vem tentando por meio de diversas iniciativas que atentam contra a liberdade de expressão, cercear o direito de Breno manifestar suas críticas ao governo de Israel, e seu reiterado apoio ao povo palestino.

A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI soma-se a todas as vozes que pedem a retirada da denúncia, por configurar um atentado à liberdade de imprensa, às liberdades individuais e ao estado democrático de direito.

Todo apoio a Breno Altman.

Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos
ABI – Associação Brasileira de Imprensa

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2025

Artigos Relacionados