HOME > Mundo

Chanceler de Israel chama Erdogan de "ditador" após Turquia suspender comércio com o Estado judeu

Ancara vem impondo uma série de medidas em protesto contra a guerra genocida de Israel na Faixa de Gaza

Israel Katz (Foto: REUTERS/Eduardo Munoz)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusou nesta quinta-feira (2) a Turquia de quebrar acordos comerciais e disse que Israel buscaria alternativas concentrando-se nas importações de outros países após Ancara romper laços comerciais com o Estado judeu. 

Ele também aproveitou para atacar o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. "[Erdogan] está quebrando acordos ao bloquear portos para importações e exportações israelenses. É assim que um ditador se comporta, desconsiderando os interesses do povo e dos empresários turcos, e ignorando os acordos comerciais internacionais. Instruí o diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel que se envolva imediatamente com todas as partes relevantes do governo para criar alternativas ao comércio com a Turquia, concentrando-se na produção local e nas importações de outros países", disse Katz nas redes sociais. 

Mais cedo nesta quinta-feira, a Turquia suspendeu todas as relações comerciais com Israel, com todas as importações e exportações suspensas, informou a Bloomberg, citando duas autoridades turcas familiarizadas com o assunto.

Em 24 de abril, o líder turco disse que o seu país já não mantém relações comerciais intensivas com Israel em meio a novas restrições às exportações impostas pelo governo turco.

No início de abril, a Turquia impôs uma série de novas medidas contra Israel devido às sua guerra genocida na Faixa de Gaza, que permanecerão em vigor até que Israel garanta um fluxo contínuo de ajuda humanitária ao enclave e anuncie um cessar-fogo. A lista de produtos proibidos para exportação para Israel inclui combustível de aviação, óleos minerais e de motor, cimento e diversas máquinas e ferramentas. (Com informações da Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados