CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Chefes de agências espaciais do BRICS se reúnem para discutir projetos multilaterais

Os chefes de agências espaciais discutirão projetos atuais e futuros em um formato multilateral

Imagem Thumbnail
(Foto: Sputnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TV BRICS - Uma reunião dos chefes de agências espaciais dos países do BRICS, presidida pela Rússia, teve início em Moscou. Durante o evento, que durará dois dias, os representantes dos países do BRICS trocarão opiniões sobre uma ampla gama de questões de cooperação internacional.

Os chefes de agências espaciais discutirão projetos atuais e futuros em um formato multilateral. Além disso, está prevista a adoção de documentos conjuntos.

"A reunião de hoje está sendo realizada em um formato ampliado, é simbólica. Nós a consideramos não apenas como um bom sinal e um reflexo do apoio à presidência russa e suas prioridades, mas também, o mais importante, como uma confirmação do acordo de todos os participantes para desenvolver a cooperação na esfera espacial", disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Ryabkov.

O diretor executivo da Agência Espacial Nacional da África do Sul, Khumbulani Mudau, observou que a África do Sul apóia a iniciativa da Rússia de estabelecer um conselho espacial dos países membros do BRICS.

"Pretendemos desenvolver a cooperação com o lado russo nessa direção", disse ele. Mudau acrescentou que a África do Sul pretende intensificar a cooperação no campo da tecnologia espacial com a Etiópia e o Egito, países membros do BRICS que aderiram recentemente.

Mohsen Al Awadhi, diretor de programa da Missão dos Emirados Árabes Unidos para o Cinturão de Asteroides (EMA), disse durante a reunião que a contribuição da Rússia para o espaço sempre foi um exemplo inspirador.

"Juntos, devemos utilizar nossos recursos. Com base nisso, podemos criar e lutar por novas conquistas que garantirão o progresso de toda a humanidade", disse Al Awadi. Ele acrescentou que os Emirados Árabes Unidos acolhem a cooperação com a Rússia não apenas em projetos existentes, mas também veem um potencial ilimitado para novas realizações.

"Esta é a primeira vez que o lado etíope está participando da reunião de chefes de agências espaciais. Gostaríamos de saber mais sobre a cooperação dos países do BRICS no setor espacial. Estamos mais interessados em projetos de pesquisa", disse Abdissa Yilma, chefe do Instituto Geoespacial e de Ciências Espaciais da Etiópia.

A China pediu uma maior cooperação internacional na exploração lunar e convidou outros países a participarem do projeto Rússia-China para construir a Estação Lunar Científica Internacional.

"A utilização do espaço próximo deve ser segura a longo prazo. Apoiamos a iniciativa da Rússia nesse sentido", disse Zhang Kejian, chefe da Administração Espacial Nacional da China (CNSA). De acordo com ele, a China gostaria de promover o desenvolvimento da constelação de satélites do BRICS em um nível mais alto, aumentar os recursos e fortalecer a cooperação com outros países nesse sentido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO