HOME > Mundo

EUA são responsáveis ​​pela queda do helicóptero de Raisi devido a sanções, diz Irã

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero de fabricação estadunidense

Destroços do helicóptero do presidente iraniano Ebrahim Raisi no local do acidente em uma montanha na área de Varzaghan, noroeste do Irã, 20 de maio de 2024 (Foto: Stringer/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os Estados Unidos são responsáveis pela queda do helicóptero que matou o presidente iraniano Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian e outros oficiais, pois Washington impôs sanções ao Irã e não cumpriu seus compromissos anteriores em relação à aviação, disse nesta sexta-feira (24) o secretário do Conselho Supremo de Coordenação Econômica e ex-comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Maj. Gen. Mohsen Rezaee.

No domingo, Raisi, junto com uma delegação contando com Amirabdollahian e outros funcionários do governo, morreu em um acidente de helicóptero no noroeste do Irã. A delegação estava retornando de uma visita ao Azerbaijão. As autoridades iranianas disseram que o helicóptero fez um pouso forçado em uma região montanhosa remota devido às más condições climáticas e neblina densa.

"Os EUA são duplamente culpados pelo que aconteceu... Primeiro, mesmo antes da Revolução [Islâmica de 1979], os EUA tinham obrigações em relação aos sistemas e equipamentos de aviação iranianos, que não foram cumpridas. Ao mesmo tempo, as sanções dos EUA também visam os sistemas e equipamentos de aviação civil do Irã," disse Rezaee, citado pela agência de notícias iraniana Jamaran.

Nesta quinta-feira, o Estado-Maior das Forças Armadas do Irã publicou os resultados preliminares da investigação e não encontrou marcas de balas no helicóptero que caiu com o presidente iraniano Ebrahim Raisi.

Nenhuma marca de bala ou dano semelhante foi encontrado nos componentes do helicóptero que caiu, informou o serviço de imprensa do Estado-Maior do Irã, citado pela agência de notícias Tasnim.

O piloto do helicóptero acidentado estava em contato com os pilotos dos outros dois helicópteros da comitiva antes do acidente, e o helicóptero pegou fogo após colidir com uma colina, acrescentou o Estado-Maior. (Com infomações da Sputnik).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados