HOME > Mundo

Governo Lula recebe com surpresa e alívio vitória da esquerda na França e vê freio à extrema direita

Segundo aliados do presidente, resultado das eleições também mostra necessidade de alianças com o centro

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu com surpresa e alívio à vitória da esquerda nas eleições legislativas da França, que impediu o avanço da extrema direita no país, informa o G1. Havia um temor em relação a uma eventual vitória do partido de Marine Le Pen, que poderia dar um novo impulso à onda conservadora mundial, assim como ocorreu em 2016, com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.

Segundo integrantes do governo Lula, os números registrados nas eleições francesas e a vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido colocaram um freio na extrema direita. No entanto, um novo triunfo de Trump nas eleições presidenciais estadunidenses ainda é considerado o maior medo da esquerda brasileira. Há uma percepção entre os diplomatas de que o governo Joe Biden foi importante em momentos-chave da democracia brasileira nos últimos anos, como na tentativa de golpe dos bolsonaristas em 8 de janeiro de 2023.

Além de evitar o avanço da extrema direita, o Palácio do Planalto avalia que as eleições francesas e britânicas reforçam a importância de uma aliança da esquerda com o centro. No caso francês, os parlamentares de centro cederam espaço para a esquerda como forma de isolar a extrema direita. Aliados de Lula avaliam que existem chances que o contrário possa acontecer no Brasil, com o Centrão e a extrema direita firmando uma aliança para barrar a reeleição do atual presidente.

Nesse sentido, Lula precisaria se aproximar do Centrão já nas eleições municipais de outubro para isolar as forças bolsonaristas no país. Neste domingo (7), o presidente comemorou os resultados das eleições na Europa e reforçou a necessidade de diálogo com diferentes setores progressistas. “Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, escreveu em sua conta no X.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados