HOME > Mundo

Irmão do rei Charles e ligado a Jeffrey Epstein, príncipe Andrew renuncia

Andrew era o oitavo na linha de sucessão ao trono do palácio de Buckingham

O príncipe Andrew, do Reino Unido - 25/12/2022 (Foto: REUTERS/Toby Melville)

247 - O príncipe Andrew, do Reino Unido, anunciou nesta sexta-feira (17) que vai desistir do título de "Duque de York", em meio ao surgimento de novas críticas sobre suas ligações com o criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein, que morreu em 2019. A reportagem é da agência Reuters

"Decidi, como sempre fiz, colocar meu dever para com minha família e meu país em primeiro lugar. Mantenho minha decisão de cinco anos atrás de me afastar da vida pública", disse Andrew.

Andrew é o irmão mais novo do rei Charles e segundo filho da falecida rainha Elizabeth. Sua reputadção foi manchada nos últimos anos, principalmente por causa de suas ligações com Epstein, de acordo com a reportagem. Ele era o oitavo na linha de sucessão ao trono. 

As filhas de Andrew, Beatrice e Eugenie, não serão afetadas, mas sua ex-esposa Sarah Ferguson também não será mais conhecida como a "Duquesa de York".

Em setembro deste ano, recordou a Reuters, instituições de caridade cortaram seus vínculos com Ferguson após ela descrever Epstein como um "amigo supremo" em um email três anos depois de ele se declarar culpado, em 2008, de uma acusação de prostituição na Flórida e concordar em se registrar como agressor sexual. 

Artigos Relacionados