HOME > Mundo

Lula conversa com presidente da Turquia e agradece solidariedade pela crise no Rio Grande do Sul

Presidente Lula conversou por telefone com o presidente turco, Tayyip Erdogan, nesta quinta-feira

Erdogan e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta quinta-feira (9), com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, e agradeceu a solidariedade manifestada por ele em relação à crise no Rio Grande do Sul.

"Com profundo pesar, tomei conhecimento da perda de muitas vidas humanas e dos danos causados pelas enchentes e deslizamentos de terra no Rio Grande do Sul. Em nome da Turquia, gostaria de expressar nossa solidariedade à nação brasileira neste momento difícil. Aproveitando esta oportunidade, estendo minhas sinceras condolências aos parentes das vítimas, a Vossa Excelência e à amistosa nação brasileira, em nome de minha nação e em meu próprio nome, e desejo rápida recuperação aos feridos", disse o presidente turco em uma carta enviada ao presidente Lula.

Durante a ligação, Lula agradeceu o gesto de solidariedade e discutiu com Erdogan as ações assistenciais do governo brasileiro para ajudar a população atingida pelas enchentes e deslizamentos. Erdogan reiterou os sentimentos de solidariedade do povo turco para com o povo gaúcho.

Além da situação no Rio Grande do Sul, os dois líderes abordaram questões internacionais, incluindo a situação na Faixa de Gaza e na Ucrânia. Ambos manifestaram sua posição em favor da busca por negociações de paz e de um cessar-fogo nos dois conflitos. No caso do Oriente Médio, Lula e Erdogan reafirmaram seu apoio à solução de dois estados independentes, Israel e Palestina, convivendo lado a lado com fronteiras internacionalmente reconhecidas.

Erdogan também confirmou sua participação na Cúpula de Líderes do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Ele expressou o desejo de reencontrar pessoalmente o presidente Lula durante o evento.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados