CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Portugal reconhece dívida histórica com o Brasil e prepara reparação por escravidão

Ministra da Igualdade Racial diz que decisão é fruto de 'séculos de cobrança'

Anielle Franco (Foto: Joédson Alves/Ag. Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Portugal sinalizou disposição para reparar os custos decorrentes da escravidão e dos massacres indígenas no Brasil, após séculos de cobrança por parte da população negra. A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comemorou o reconhecimento como um marco significativo no debate global sobre justiça histórica.

“Essa é uma luta importante para o Brasil e também mundialmente falando”, destacou a ministra em entrevista ao g1. "Essa declaração precisa vir seguida de ações concretas como o próprio presidente parece estar ali se comprometendo a fazer”, completou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na noite de terça-feira (23), o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, assumiu a responsabilidade histórica de Portugal pelos danos causados ​​ao Brasil, incluindo massacres de indígenas, escravidão de milhões de africanos e saques de bens. Esta é a primeira vez que um presidente português confirma essa culpa, marcando uma mudança significativa na postura oficial do país.

A ministra Anielle Franco revelou que o Ministério da Igualdade Racial já entrou em contato com o governo português para colaborar no desenvolvimento de medidas de acessórios.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO