HOME > Mundo

Putin afirma que soberania é o valor supremo da Rússia

Presidente russo também expressou desejo de reaproximação com os EUA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin (Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov )

247 - Preservar sua própria soberania é a coisa mais importante para a Rússia, disse o presidente russo, Vladimir Putin. “Para um país como o nosso, a capacidade de preservar sua soberania é extremamente importante, é simplesmente o mais importante”, afirmou Putin durante uma reunião com trabalhadores da indústria nuclear russa, na sexta-feira (22). 

Ele acrescentou que a perda de soberania significaria o fim da existência da Rússia. “Com a perda da soberania, a Rússia deixará de existir em sua forma atual, isso é certo. E, para garantir nossa soberania, assegurar nossa existência e garantir nosso desenvolvimento, precisamos superar os desafios que o tempo impõe”, declarou Putin.

A Europa Ocidental não tem soberania atualmente, afirmou o presidente russo. “Há países que existem facilmente sem soberania. Toda a Europa Ocidental de hoje está praticamente privada de soberania”, disse Putin

Relações com Trump 

No evento, Putin também disse que espera que os primeiros passos dados por Rússia e Estados Unidos representem o início de uma restauração plena das relações entre os dois países. “Espero muito que os primeiros passos que foram dados [pela Rússia e pelos EUA] sejam apenas o começo de uma restauração em larga escala de nossas relações”, disse Putin durante um encontro com funcionários de empresas da indústria nuclear russa.

A restauração completa das relações entre Rússia e EUA depende principalmente dos parceiros ocidentais, acrescentou Putin. “Isso não depende de nós, depende, antes de tudo, de nossos parceiros ocidentais em sentido amplo, já que os Estados Unidos também estão vinculados a determinadas obrigações dentro de várias alianças, incluindo o bloco do Atlântico Norte”, declarou.

Putin acrescentou ainda que espera que o ritmo de trabalho entre Moscou e Washington na restauração das relações continue. (Com informações da Sputnik). 

Artigos Relacionados