Moraes critica milícias digitais e diz que democracia será garantida com eleições limpas e urnas eletrônicas

A declaração foi um recado para Jair Bolsonaro e aliados, que têm atacado o Judiciário e as urnas eletrônicas

Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, neste sábado (14), que "as milícias digitais produzem conteúdo falso, notícias fraudulentas, e têm o mesmo ou mais acesso que a mídia tradicional".

"Como não dá para atacar o povo, começaram a atacar os instrumentos que garantem a democracia", disse ele no Congresso Brasileiro de Magistrados, que acontece até este sábado, em Salvador (BA).

"Vamos garantir a democracia no Brasil com eleições limpas, transparentes e por urnas eletrônicas. Em 19 de dezembro, quem ganhar vai ser diplomado nos termos constitucionais, e o Poder Judiciário vai continuar fiscalizando e garantindo a democracia", acrescentou. 

O magistrado concedeu as declarações em um contexto no qual aliados do bolsonarismo têm atacado a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. Jair Bolsonaro (PL), por exemplo, tem defendido que as Forças Armadas atuem na checagem dos resultados das próximas eleições. 

Membros do Poder Judiciário têm repudiado o posicionamento de Bolsonaro. No mesmo evento de magistrados, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, disse, nessa sexta-feira (13), que não permitirá a "subversão do processo eleitoral" no País.

Quem também participou do congresso foi o ministro do STF Luís Roberto Barroso. O magistrado criticou ataques contra as urnas eletrônicas e disse que perdeu tempo "discutindo a bobagem do voto impresso".

O TSE concluiu testes sobre a segurança das urnas. De acordo com o tribunal,  investigadores não conseguiram alterar votos ou afetar apuração.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247