Túlio Gadêlha se filia ao PSD e lança pré-candidatura ao Senado em Pernambuco
O deputado também defendeu um novo palanque para Lula no estado. Vídeo
247 - O deputado federal Túlio Gadêlha oficializou sua filiação ao PSD e anunciou sua pré-candidatura ao Senado por Pernambuco, sinalizando também a intenção de construir um novo palanque político para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado. O movimento ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026 e reposiciona o parlamentar no cenário político local.
As informações foram divulgadas inicialmente pelo perfil “Eleições 2026” na rede social X (antigo Twitter), que relatou os detalhes do evento realizado nesta quinta-feira (2), em Caruaru, com a presença da governadora Raquel Lyra.
Durante a solenidade, Gadêlha confirmou sua entrada no PSD e indicou que pretende integrar a chapa majoritária liderada por Raquel Lyra nas próximas eleições estaduais. Além dele, o grupo político também pode contar com o ex-prefeito Miguel Coelho como parte da composição.
Ao se posicionar como pré-candidato ao Senado, o deputado destacou a estratégia de fortalecimento político no estado, mirando uma articulação mais ampla para o campo progressista. Nesse contexto, ele afirmou que pretende contribuir com a reeleição do presidente Lula, mencionando a necessidade de formação de um “novo palanque” em Pernambuco.
A movimentação ocorre em um cenário de reconfiguração das alianças políticas no estado, com diferentes lideranças buscando consolidar espaços e ampliar influência de olho no pleito nacional e regional. A aproximação com o PSD e com a governadora Raquel Lyra sinaliza uma possível convergência de forças que pode impactar diretamente a disputa pelo Senado e o alinhamento político em torno do projeto presidencial.
Pesquisas
Levantamento da Real Time Big Data, divulgado pela CNN em 11 de fevereiro, traça um mapa fragmentado da disputa pelo governo de Pernambuco em 2026 com quatro cenários distintos testados junto a 2.000 eleitores entre os dias 9 e 10 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo PE-09944/2026 e foi realizado com recursos do próprio instituto.
No primeiro cenário, o senador Humberto Costa (PT-PE) lidera com 23%, seguido de perto pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), com 21%. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL) aparece com 19%, e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) registra 13%.
Na segunda simulação, Humberto sobe para 24% e mantém a dianteira. Costa Filho permanece com 21% e Ferreira repete os 19%. O senador Fernando Dueire (MDB-PE) entra no quadro com 9%. Brancos e nulos somam 13%, enquanto 14% não souberam ou preferiram não responder.
O terceiro cenário substitui Dueire pelo vereador Gilson Machado Filho (PL-PE): Humberto e Costa Filho mantêm 24% e 21%, respectivamente. Machado Filho registra 17% e Da Fonte sobe para 14%. Brancos e nulos somam 12%, assim como os indecisos.
Em um quarto quadro, o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, entra na disputa e empata com Humberto, ambos com 24%. Ferreira avança para 21% e Da Fonte cai para 9%. Brancos e nulos somam 12% e 10% não responderam.
O cenário mais surpreendente coloca a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) na liderança, com 27%. Humberto e Ferreira empatam com 21% cada, e Da Fonte registra 13%. Brancos e nulos somam 10% e 8% não souberam responder.
Governo de PE
O mesmo levantamento da Real Time Big Data testou um cenário com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na disputa pelo governo de Pernambuco — e o resultado aponta domínio absoluto do pessebista. Com 51% das intenções de voto, Campos abre uma vantagem expressiva sobre a governadora Raquel Lyra (PSD), que registra 31%. O vereador Eduardo Moura (Novo-PE) aparece com 8% e Ivan Moraes (PSOL-PE) soma 3%. Brancos e nulos representam 4% do eleitorado, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder.
Em uma segunda simulação sem os candidatos menores, a liderança de Campos se consolida ainda mais. O prefeito recifense salta para 55% das intenções de voto, e Raquel avança para 36%. Brancos e nulos somam 5% e 4% dos entrevistados não responderam.


