HOME > Sudeste

Operação no Rio deixa mortos na Vila Kennedy

Ação mira avanço territorial do Comando Vermelho na zona oeste do Rio

Blindado do Bope (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

247 - As forças de segurança do Rio de Janeiro realizaram, na madrugada desta quarta-feira (19), mais uma etapa da Operação Contenção, mobilização criada para frear a expansão do Comando Vermelho na capital fluminense. A ofensiva desta vez alcançou a Vila Kennedy, na zona oeste, área considerada estratégica pelas autoridades.

Segundo o Metrópoles, a operação resultou na morte de dois suspeitos e deixou quatro homens feridos. Com eles, foram apreendidos dois fuzis, uma pistola e granadas.

A ação envolveu equipes do Comando de Operações Especiais (COE) — que inclui o Bope —, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de delegacias especializadas, entre elas a DRFA e a DRE. Unidades do 14º BPM (Bangu) e do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) também atuaram no entorno para reduzir riscos à população.

A Vila Kennedy é apontada por investigadores como ponto de apoio do Comando Vermelho para avançar sobre comunidades vizinhas controladas pelo Terceiro Comando Puro e por grupos paramilitares, o que intensifica confrontos frequentes na região.

O secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, afirmou que as forças de segurança buscam desarticular a estrutura criminosa instalada no local. “Estamos atuando de forma integrada para enfraquecer a estrutura desta organização criminosa que insiste em desafiar o Estado, e que está diretamente envolvida em práticas criminosas que não só atingem o cidadão de bem, como também ameaçam a vida dos agentes de segurança de todo o RJ”.

Artigos Relacionados