PL tenta lançar Jojo Todynho candidata à Câmara em 2026
Influenciadora recebeu convite do PL para disputar vaga de deputada pelo Rio e mantém futuro em aberto
247 - O PL do Rio de Janeiro quer transformar a popularidade de Jojo Todynho em capital eleitoral nas eleições de 2026. A cantora e influenciadora, cujo nome de batismo é Jordana Menezes, foi convidada a se filiar ao partido e disputar uma vaga de deputada federal pelo estado. O movimento mira diretamente o apelo popular da artista, que se consolidou nas redes sociais e na televisão como uma figura de grande repercussão junto ao público.
Segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, o convite foi formalizado pelo presidente municipal da sigla no Rio de Janeiro, Bruno Bonetti, com aval da direção estadual do partido.
De acordo com o presidente do PL fluminense, deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), a primeira resposta de Jojo foi negativa. “Foi feito um convite, mas ela não aceitou inicialmente. Disse que não pensa em entrar na política”, afirmou o parlamentar. Mesmo assim, Altineu diz manter a expectativa de que a artista possa voltar atrás. “Estamos querendo muito que ela aceite. Ela é do povo, e seria uma grande representatividade”, completou, destacando o potencial de voto da influenciadora.
A empolgação com um eventual ingresso de Jojo Todynho no partido não se restringe à direção estadual. Líder do PL na Câmara dos Deputados e integrante da bancada fluminense, o deputado Sóstenes Cavalcante demonstra ainda mais confiança na candidatura. Para ele, a presença da artista na chapa é praticamente certa: “Ela é candidata na nossa chapa”, afirmou, reforçando o desejo do partido de contar com o seu nome em 2026.
Procurada pelo Metrópoles, Jojo Todynho confirmou que recebeu a proposta do PL para concorrer a deputada federal. No entanto, enfatizou que, neste momento, não pretende ingressar na política. Segundo o relato, a cantora avaliou o convite, mas optou por priorizar outros projetos profissionais. A artista, porém, não descartou de forma definitiva uma futura candidatura, deixando margem para novas conversas mais adiante. “Recebi o convite contudo, neste momento, estou seguindo outro viés. Não possuo interesse político no momento, mas o futuro a Deus pertence”, disse.
A movimentação do PL em torno do nome de Jojo Todynho ocorre em meio a um histórico recente de atritos entre a artista e o PT. Em outubro, dirigentes petistas enxergavam na sua atuação nas redes sociais um possível projeto eleitoral alinhado ao PL. A avaliação era de que as críticas públicas feitas pela influenciadora ao partido poderiam abrir caminho para uma futura candidatura pela legenda de direita.
A relação entre Jojo e o PT hoje passa também pelo Judiciário. O partido ingressou na Justiça contra a cantora após ela afirmar que teria recebido uma oferta de R$ 1,5 milhão para apoiar a campanha de Lula à Presidência da República em 2022. A sigla nega a acusação e decidiu judicializar o caso, ampliando a tensão política em torno da figura da influenciadora.
Enquanto o processo segue na Justiça e o PL insiste em tê-la como candidata, Jojo Todynho administra, em paralelo, seu papel como figura pública de grande alcance nas redes sociais.



