Irã incorpora agenda ambiental do BRICS nas políticas do país
O país considera o grupo um aliado essencial na construção de um futuro sustentável
247 - Os países do BRICS estão comprometidos em aprofundar a cooperação internacional nas questões ambientais, promover a transferência de tecnologias e apoiar os países em desenvolvimento. A afirmação foi feita por Iraj Heshmati, vice-chefe da Organização de Proteção Ambiental do Irã, em artigo publicado pela IRNA. A informação foi divulgada originalmente pela TV BRICS.
Segundo Heshmati, os desafios ambientais atuais, como as mudanças climáticas, a desertificação e a poluição, exigem esforços coordenados. Ele lembrou que, em encontros anteriores, os ministros do Meio Ambiente do BRICS reafirmaram seu compromisso com o fortalecimento da diplomacia ambiental e ações conjuntas.
"O futuro do planeta depende das decisões que tomamos hoje. Temos a chance de construir um mundo justo e sustentável se unirmos nossos esforços", declarou.
Heshmati destacou que as prioridades do Irã estão alinhadas com a agenda do BRICS, incluindo a transição para energia limpa, o combate à desertificação, o desenvolvimento da bioeconomia e a gestão responsável dos recursos naturais.
"Superar os desafios ambientais não será possível sem a participação das comunidades locais, mudanças nos hábitos de consumo e maior conscientização. Trata-se não apenas de um desafio tecnológico, mas também cultural", acrescentou.
O BRICS está implementando uma série de iniciativas ambientais, como uma plataforma para promover tecnologias verdes; o projeto "Rios Limpos"; parcerias entre cidades voltadas para o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e a Rede Ambiental Juvenil. Essas iniciativas visam não apenas a inovação tecnológica, mas também uma reinterpretação cultural da relação entre o ser humano e a natureza.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: