Delcy Rodríguez toma posse como chefe de Estado da Venezuela
Presidente Nicolás Maduro foi sequestrado por militares dos EUA
247 - A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, prestou nesta segunda-feira (5) juramento na Assembleia Nacional do país, tomando posse como chefe de Estado. Ela assume o cargo após o presidente Nicolás Maduro ter sido sequestrado pelos Estados Unidos.
"Venho com dor pela agressão militar ilegítima contra nossa pátria e o sequestro dos heróis e reféns nos EUA, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, mas venho também com honra, a jurar, por nosso pai libertador Símon Bolívar", declarou na Assembleia Nacional, em transmissão da teleSUR. "Juro pelo comandante Hugo Chávez".
Paralelamente, a nova composição da Assembleia Nacional da Venezuela, eleita para o mandato de 2026-2031, iniciou nesta segunda-feira seus trabalhos regulares.
Na primeira sessão, os parlamentares tomam posse e elegem o presidente do Parlamento, os vice-presidentes e os presidentes das diversas comissões. Jorge Rodríguez foi reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia Nacional da Venezuela.
No dia 3 de janeiro, os Estados Unidos lançaram um ataque maciço contra a Venezuela, capturando o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, e levando-os para Nova York. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Maduro e Flores enfrentarão julgamento por suposto envolvimento com “narcoterrorismo” e por representarem uma ameaça, inclusive aos EUA.



