HOME > Brasil

Presidente do Senado decidiu não prorrogar CPI do Crime organizado, diz Vieira

Decisão encerra trabalhos do colegiado na próxima semana e relatório final será apresentado pelo relator

Alessandro Vieira e Davi Alcolumbre (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado - Carlos Moura/Agência Senado)

247 - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado será encerrada na próxima semana sem a prorrogação de seus trabalhos. A decisão de não estender o funcionamento do colegiado implica na finalização das atividades dentro do prazo original, com a apresentação do relatório final pelo relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), no último dia de funcionamento.

De acordo com o G1, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), optou por não ampliar o prazo da comissão. Segundo o relator, a justificativa apresentada para a decisão está relacionada aos possíveis impactos políticos da continuidade da CPI em um ano eleitoral.

Instalada no início de novembro do ano passado, a CPI do Crime Organizado tinha como objetivo investigar a atuação de organizações criminosas no país. O prazo oficial para encerramento está previsto para a próxima terça-feira (14), data em que também deverá ser apresentado o relatório conclusivo dos trabalhos.

Alessandro Vieira afirmou que o documento final será elaborado com base nas informações já reunidas ao longo da investigação. Mesmo sem a prorrogação, o senador indicou que o relatório consolidará os principais achados da comissão e será apresentado dentro do cronograma previsto.

A decisão de não estender o funcionamento da CPI ocorre em meio a discussões sobre o ambiente político e eleitoral, que, segundo o relator, foi um dos fatores considerados pela presidência do Senado ao definir o encerramento das atividades do colegiado.

Artigos Relacionados