HOME > China

O que Xi Jinping propôs na Reunião de Líderes Globais sobre Mulheres

O ​presidente​ enfatizou que todas as partes devem consolidar um consenso mais amplo

CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimônia de abertura da Reunião de Líderes Globais sobre Mulheres, realizada em ​Beijing nesta segunda-feira (13). A realização do evento na ​capital chinesa​ testemunha os esforços ​contínuos​ do país para promover a causa global das mulheres.

Na cerimônia de abertura, Xi Jinping proferiu um discurso temático ​no qual​ relembrou das conquistas obtidas no desenvolvimento global da causa das mulheres nos 30 anos, desde a realização da Conferência Mundial sobre as Mulheres de ​Beijing, e apontou os desafios atuais enfrentados ​pela causa feminina.

O ​presidente​ enfatizou que todas as partes devem consolidar um consenso mais amplo, abrir caminhos mais vastos e tomar ações mais pragmáticas ​para acelerar​ o novo processo de desenvolvimento integral das mulheres.

No discurso, o líder chinês apresentou também os resultados da causa das mulheres na China: o país venceu a maior luta de alívio da pobreza na história da humanidade, com 690 milhões de mulheres entrando simultaneamente na sociedade moderadamente próspera; ​as​ mulheres representam mais de 40% do total de empregados na sociedade chinesa; entre os empreendedores no setor da Internet na China, mais da metade são mulheres; ​e​, nas últimas ​quatro​ Olimpíadas de Verão, as atletas representaram mais de 60% dos medalhistas chineses.

O líder chinês apresentou quatro propostas para serem realizadas conjuntamente: ​primeira, criar um ambiente ​propício​ ao crescimento das mulheres; ​segunda, dar impulso  poderoso para o crescimento de alta qualidade das mulheres; ​terceira, estabelecer um padrão de governança para garantir os direitos e interesses das mulheres; e ​quarta, escrever um novo capítulo da cooperação global das mulheres.

Para apoiar o desenvolvimento das causas femininas globais, Xi Jinping prometeu  doar mais de US$ 10 milhões ao Fundo das Nações Unidas para as Mulheres; fornecer US$ 100 milhões para o Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul para implementar, em conjunto com organizações internacionais, projetos de cooperação voltados para o desenvolvimento de mulheres e meninas; auxiliar 1.000 projetos "pequenos, mas eficazes", com mulheres e meninas como beneficiárias; convidar 50 mil mulheres para intercâmbio e aperfeiçoamento na China; e estabelecer um "Centro Global de Capacitação para Mulheres", cultivando mais talentos femininos.

Fonte: CMG