O que Xi Jinping propôs na Reunião de Líderes Globais sobre Mulheres
O presidente enfatizou que todas as partes devem consolidar um consenso mais amplo
CGTN – O presidente chinês, Xi Jinping, participou da cerimônia de abertura da Reunião de Líderes Globais sobre Mulheres, realizada em Beijing nesta segunda-feira (13). A realização do evento na capital chinesa testemunha os esforços contínuos do país para promover a causa global das mulheres.
Na cerimônia de abertura, Xi Jinping proferiu um discurso temático no qual relembrou das conquistas obtidas no desenvolvimento global da causa das mulheres nos 30 anos, desde a realização da Conferência Mundial sobre as Mulheres de Beijing, e apontou os desafios atuais enfrentados pela causa feminina.
O presidente enfatizou que todas as partes devem consolidar um consenso mais amplo, abrir caminhos mais vastos e tomar ações mais pragmáticas para acelerar o novo processo de desenvolvimento integral das mulheres.
No discurso, o líder chinês apresentou também os resultados da causa das mulheres na China: o país venceu a maior luta de alívio da pobreza na história da humanidade, com 690 milhões de mulheres entrando simultaneamente na sociedade moderadamente próspera; as mulheres representam mais de 40% do total de empregados na sociedade chinesa; entre os empreendedores no setor da Internet na China, mais da metade são mulheres; e, nas últimas quatro Olimpíadas de Verão, as atletas representaram mais de 60% dos medalhistas chineses.
O líder chinês apresentou quatro propostas para serem realizadas conjuntamente: primeira, criar um ambiente propício ao crescimento das mulheres; segunda, dar impulso poderoso para o crescimento de alta qualidade das mulheres; terceira, estabelecer um padrão de governança para garantir os direitos e interesses das mulheres; e quarta, escrever um novo capítulo da cooperação global das mulheres.
Para apoiar o desenvolvimento das causas femininas globais, Xi Jinping prometeu doar mais de US$ 10 milhões ao Fundo das Nações Unidas para as Mulheres; fornecer US$ 100 milhões para o Fundo Global de Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul para implementar, em conjunto com organizações internacionais, projetos de cooperação voltados para o desenvolvimento de mulheres e meninas; auxiliar 1.000 projetos "pequenos, mas eficazes", com mulheres e meninas como beneficiárias; convidar 50 mil mulheres para intercâmbio e aperfeiçoamento na China; e estabelecer um "Centro Global de Capacitação para Mulheres", cultivando mais talentos femininos.
Fonte: CMG
